Exercício 2: Google e Yahoo!

O Google pode ser definida como uma empresa que trabalha no campo da inovação tecnológica com um foco maior no usuário. Porém, sua comunicação sai da publicidade comum e visa um público conhecedor de tecnologia e que irá influenciar os outros usuários. A presença em grandes feiras e a proximidade com as universidades é grande, pois é aí que estão aqueles que farão o boca-a-boca da marca. São os “brand evangelists”. A comunicação para o usuário abrange idéias divertidas como vídeos interativos, ações na home (para heavy users), logos comemorativos, 1. de abril (notícias institucionais falsas são criadas pelo Google e rodam a rede), etc, criando uma imagem “cool and fancy” que forma um grupo crescente de amantes da marca. É vender uma imagem com a qual todos querem passar mais tempo, até os funcionários (Googleplex).

1.

2. – Serviço inventado na qual todas as fotos dos e-mail chegariam impressas em sua casa

 

O Yahoo! nasceu como uma empresa “cool and fancy”. Com o tempo a empresa passou a ser definida como “de mídia” com um foco maior no anunciante. A marca se tornou uma “TV” e os usuários “telespectadores”. Seus esforços estão na “monetização” do site, ou seja, em quais produtos cabe um ou outro anúncio. A comunicação é convencional e abrange mídia externa, cinema e a divulgação por meio de banners nos próprios produtos e em outros sites (justamente a filosofia que aplica dentro do portal). Atualmente está com a campanha “melhor lugar do mundo”, com o objetivo de voltar a ter aquela imagem de quando foi criada.

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